Qual a diferença entre Blog, Site e MiniSite?

Você tá na dúvida se está criando um blog ou site? Não sabe a diferença entre Blog, Site e MiniSite? Chegou a hora de tirar suas dúvidas!!!

Bom, primeira coisa, todos são páginas digitais, mas cada uma tem seu propósito e objetivo. E toda página da Web, ou seja, página digital possui uma URL atribuída a ela.

Essas páginas digitais são classificadas em categorias: Site, MiniSite, HotSite, Portal, Blog, Perfil em Redes Sociais e Landing Pages.

Então, vamos juntos aprender qual a diferença entre blog, site e minisite. E as demais categorias.

Blog, Site e MiniSite

SITE

A característica principal é a organização do conteúdo de forma a serem facilmente encontrados. Normalmente são usados para apresentar conteúdos estruturados com seções bem definidas, pode ser institucional, comercial, promocional, informacional, etc.

Alguns exemplos: Apple, Submarino.

MINISITE

Sites criados para conteúdos verticais, falando sobre um tema específico de forma detalhada. É essencialmente informativo. São utilizados como partes de sites ou portais, podendo ter design diferenciado.

Baixar Ebook Gratuito

"Guia Definitivo para Criar seu Negócio Online" - Alex Vargas

Alguns exemplos: Uol/esportes, Terra/saúde.

HOTSITE

Sites criados com prazo de validade determinado e normalmente curto, não durando mais que alguns meses. Como os minisites, também possuem foco em um tema específico mas com tema persuasivo ao invés de informativo. São criados, geralmente, para apoio promocional, como lançamento de produtos ou eventos.

Alguns exemplos: Lançamento do Fiat Argo

PORTAL

Sites que possuem foco completamente voltado ao seu público com conteúdos verticais. Enquanto em um site os conteúdos são organizados para possibilitarem a navegação de informações sobre um tem, no portal os conteúdos estão todos em um local e são organizados para atender ao que o público deseja. O

Os portais, normalmente possuem ferramentas de login, onde os usuários conseguem benefícios ao estar logado.

Exemplos: Uol, G1.

BLOG

São sites e formato de diário, normalmente apresentam entradas de textos regulares (posts). Tem conteúdos cronológicos e geralmente é mantido por um único indivíduo ou grupo pequeno de pessoas.

Exemplos: Este Blog Sua Casa Seu Trabalho, Blog da Mariah.

PERFIL EM REDES SOCIAIS

Páginas específicas inseridas dentro de uma rede social. São construídas segundo as possibilidades que a plataforma de rede social oferece. São importantes para criar presença digital nessas redes.

Exemplos: Páginas do Facebook, Comunidades do Google Plus.

LANDING PAGE

Páginas específicas que aparecem para o usuário quando ele clica em um anúncio, link de resultado de busca, link em email marketing ou qualquer outro link promocional. Deve mostrar um conteúdo que é uma extensão do anúncio ou link clicado. O objetivo principal é converter visitantes em usuários.

Como exemplo você pode clicar em qualquer um dos links com estrela na coluna do lado esquerdo aqui do site que abrirá uma Landing Page.

Site ou Blog

De forma mais fácil de entender a diferença entre Blog, Site e MiniSite, e outros:

  • Blog: equivale a um jornal ou diário;
  • Site: equivale a um livro ou catálogo;
  • MiniSite: equivale a um folheto informativo;
  • Hotsite: equivale a um folheto promocional;
  • Portal: equivale a uma revista como Veja ou Exame;
  • Perfil em redes sociais: equivale a uma página em catálogo específico, como listas telefônicas, catálogos de produtos, etc;
  • Landing Page: equivale a um folheto promocional que só foi entregue para quem foi indicado.

Como você pode ver, cada página digital possui sua função específica e por isso você deve conhecê-las, procurar por exemplos, para assim saber qual melhor se encaixa para seu objetivo.

Espero ter esclarecido a sua dúvida! Qualquer pergunta é só deixar nos comentários aqui abaixo!

Beijos, até a próxima…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *